Tire agora mesmo suas dúvidas de maneira rápida e prática via Whatsapp.
Adicione nosso número (011) 9 4722-5454
×

Descubra de maneira rápida e prática se existe vazamento de água em sua casa

Um dos maiores vilões para o aumento da sua conta pode ser um vazamento de água. Vamos dar algumas dicas para realização de alguns testes simples em sua casa.
vazamento de água

Dicas de como descobrir o vazamento de água em sua casa.

Em geral quando estamos com um vazamento de água em nossa residência, conseguimos logo perceber um aumento repentino na conta de água mesmo que você esteja consumindo a quantidade aproximada que sempre consumiu. Resumindo um vazamento de água pode sair muito caro, porém, com dicas simples você pode encontrar até mesmo um simples vazamento evitando que você tenha uma surpresa desagradável no fim do mês com valores altos em sua conta.

 

Quando o assunto é vazamento de água temos alguns itens que são os principais causadores como:

Piscinas e caixas acopladas de vasos sanitários, para analisar se está existindo de fato vazamento vamos realizar os seguintes testes.

 

Como detectar vazamento de água no vaso sanitário

Uma dica muito simples e eficaz para descobrir vazamento é o uso do pó de café usado ou cinzas de cigarro.

Pegue 1 colher de pó de café usado ou cinzas de cigarro e jogue no vaso sanitário. Caso o conteúdo fique inteiro no vaso sanitário e sinal que não está existindo vazamento de água, porém se for cortado por alguns filetes de água é sinal que está ocorrendo o vazamento.

 

Como detectar vazamento de água na piscina

Para detectarmos o vazamento de água em piscinas, usamos o teste do balde de água.

  • 1 – Deixe a piscina com o nível de água normal que é utilizado;
  • 2 – Prenda o balde em um local onde a água da piscina não troque com a do balde. Algumas piscinas possuem já degraus ao fundo, tornando mais fácil o processo;
  • 3 – Pegue o balde e encha com água da piscina até aproximadamente 5 cm da borda;
  • 4 – Marque o nível de água do balde e também o nível da água na piscina;
  • 5 – A água do balde deve estar com a mesma temperatura da água da piscina;
  • 6 – Deixe passar 24h;
  • 7 – Confira o nível de água do balde e o nível de água da piscina comparando-os com as marcações iniciais.

vazamento de água

 

Conclusão: Se a piscina apresentar uma variação maior em altura dos níveis de água ela provavelmente apresenta vazamento de água. As variações em altura dos níveis do balde e da piscina tenham sido iguais a piscina não apresenta vazamento de água.

Caso chova, repita o teste.

 

Como detectar fuga de água

  • 1 – O primeiro passo é fechar o registro de entrada da água que vem da rua e todas as torneiras e terminais de saída de água da sua casa ou apartamento;
  • 2 – Agora você vai pegar um copo e enche-lo de água quase até a borda;
  • 3 – Vá até uma das torneiras e abra toda mergulhando a ponta dessa torneira no copo de água;
  • 4 – Você agora vai precisar segurar o copo com água por alguns minutos, o ideal é que você mantenha um apoio na base do copo, evitando água balançar.
  • 5 – Para você saber se está tendo ou não vazamento de água, a água que está dentro do copo vai ser sugada aos poucos, diminuindo a água dentro do copo.

 

 

* Dica – quando a torneira está próxima ao local do vazamento, a água é absorvida mais rapidamente.

Curiosidade: Você deve ter se perguntado por que isso acontece, a explicação é simples. Quando realizamos o processo de fechamento do registro da rua e todas as saídas de água, o sistema hidráulico da sua casa ou apartamento fica isolado, porém ainda existe água no encanamento. Caso existe o vazamento de água, a água continuará escorrendo pelo local onde está ocorrendo o vazamento, a medida que vai vazando pela parede, a água causa um deslocamento de ar, criando vácuo no encanamento, esse vácuo precisa ser preenchido, para isso acontecer o cano começa a puxar água que está no copo que foi feito o teste.

 

Você pode utilizar essa técnica tranquilamente em sua casa ou apartamento.

A parte hidráulica de uma residência é algo muito complexo. Todo encanamento é composto de várias juntas, joelhos, registros, etc ou seja pontos sensíveis a vazamentos.

Em sua casa ou apartamento o encanamento interno faz a ligação da caixa d´água para os chuveiros, pias, sanitários, torneiras e etc. Sempre que você ter a suspeita de um vazamento de água verifique atentamente as paredes perto dos registros e torneiras. Muitas paredes com umidade ficam com aquele aspecto de mofo ou úmidas. Isso é sinal que algum cano está com um rompimento. Verifique também os pisos, caso o encanamento da sua casa passe pelo chão.

 

“Você sabia que uma simples torneira gotejando desperdiça até 1.500 litros de água em um mês?”

Espero ter ajudado para que você descubra esse tipo de problema em sua residência.

Agora se você já conseguiu descobrir se sua casa tem vazamento de água e já resolveu o problema.

Separei algumas matérias que vão lhe ajudar para economizar água.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp